MAIKÃO lança single e clipe “Oyo”

Compositor, baterista, percussionista, ativista e pesquisador das manifestações musicais afro brasileiras, Maicon Facchin Araki, o MAIKÃO, lança seu primeiro single solo “Oyo” na terça-feira, 25 de junho, em seu canal no youtube (LINK). Com produção musical de Duani e direção audiovisual de Binho Benvenuti o single é uma composição autoral fruto de uma pesquisa sobre a origem e nascimento de Oxóssi. O videoclipe foi gravado no Horto do Tupi, em Piracicaba, e traz as referências da mata do orixá.

Bem-humorada, “Fumaça de Pamonha” antecipa EP do artista

“Oyo é uma região da Nigéria onde nasceu a crença em Oxossi. Na música faço essa conexão dos países africanos com a umbanda e candomblé no Brasil. Ele nasce lá, mas também está aqui”, comenta MAIKÃO que iniciou esse estudo quando fez a loa do maracatu Oke Aro. A música transita entre os tambores de macaratu e ritmos afro brasileiros e flerta com o batuque de umbigada e samba de lenço, sons tradicionais do interior de São Paulo.

MAIKÃO busca com sua música e presença no palco defender as vozes que são caladas. “Esse é meu movimento de resistência: falar da dor do outro que foi e é verdade e provocar a reflexão. Nós não somos só números, temos que sonhar, que
acreditar e nos conectar novamente a nossa essência, que é a natureza”, explica o músico. “E nós já estamos fazendo sucesso. Pra gente sucesso é atingir a cabeça e o coração das pessoas. Será como um movimento: quanto mais pessoas atingirmos com a nossa verdade, mais força teremos. Podemos provar que temos força sim no interior”, complementa.

Atualmente o artista se apresenta com a banda composta por Juca Natal (guitarra), Rafael Barros (faícas), Cadison (contra baixo), Eduardo Viana (percussão), Pedro Santin (percussão) e Felipe Cogo (técnico de som). MAIKÃO é o responsável pelo vocal, pad e bateria – vale ressaltar que ele toca o instrumento de pé. “Oyo” é sua estreia na carreira solo e faz parte do disco que será lançado posteriormente. Com show de nove músicas já montado, está prevista a participação de MAIKÃO no Festival da Arte da Serrinha, no Galpão Busca Vida, em Bragança Paulista – SP, no dia 06 de julho deste ano.


Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *